REGULAMENTO
1. O QUE É A LIGA E QUAL O SEU OBJETIVO?
A Liga é uma competição social e privada de um grupo restrito de amigos e que pretende promover um espírito de amizade e confraternização entre os seus participantes, sendo o Golfe o pretexto para que tal se proporcione de forma regular e contínua.
2. QUEM PODE PARTICIPAR NA LIGA?
Todos e quaisquer membros da comunidade PGL&Co. que manifeste o seu interesse em participar, bem como eventuais convidados propostos por pelo menos um dos seus membros, estando, sempre, sujeitos a aprovação da Comissão Organizadora.
3. QUAIS AS DATAS RELEVANTES DA LIGA?
- Fase Regular: 3 de Janeiro a 1 de Novembro de 2026
- Torneio Aniversário PGL&Co.: a definir (Jun./Jul. 2026)
- PGL&Co. Championship: a definir (Nov.2026)
- Torneio de Natal PGL&Co.: data a definir (Dez.2026)
4. ONDE SE DISPUTA A LIGA?
A) Os matches da Fase Regular podem ser realizados em qualquer campo de Golfe, sejam eles campos de 9 ou 18 buracos;
B) Os Torneios Especiais serão comunicados com a antecedência mínima de 1 mês e com a informação devida.
5. COMO FUNCIONA A LIGA?
A) Um jogador desafia outro para um match, combinando entre si a data, a hora e o local para o mesmo;
B) Os matches da Fase Regular disputam-se sempre em sistema de match-play (consultar "Regras");
C) A pontuação atribuída na Fase Regular para cada match respeitará a seguinte tabela:
- 9 Buracos: Vitória (5 pts.), Empate (3 pts.), Derrota (1 pts.)
- 2x 9 Buracos: Vitória (10 pts.), Empate (6 pts.), Derrota (2 pts.)
- 18 Buracos: Vitória (15 pts.), Empate (9 pts.), Derrota (3 pts.)
D) A Falta de Comparência a um determinado match terá uma penalização de 10 Pontos;
E) O cartão de jogo deve ser enviado pelo vencedor do match no grupo WhatsApp "Liga 2026" no prazo máximo de 48 horas;
F) Cada jogador só poderá defrontar o mesmo adversário uma vez em cada mês;
G) Os Torneios Especiais terão regulamento e regras próprios e atribuirão pontos mediante a seguinte tabela:
- Torneio Aniversário PGL&Co.: 1º Lugar (40 pts.), 2º Lugar (20 pts.), 3º Lugar (10 pts.), Restantes Lugares (2 pts.)
- PGL&Co. Championship: 1º Lugar (60 pts.), 2º Lugar (30 pts.), 3º lugar (15 pts.), Restantes Lugares (3 pts.)
- Torneio de Natal PGL&Co.: 1º Lugar (20 pts.), 2º Lugar (10 pts.), 3º Lugar (5 pts.), Restantes Lugares (1 pts.)
H) A Classificação da Liga será atualizada mensalmente e elaborada consoante os cartões enviados à Comissão Organizadora, bem como com a contabilização dos pontos nos Torneios Especiais nos meses subsequentes à sua realização.
6. COMO SE DETERMINA O VENCEDOR DA LIGA (PGL&Co. GOLFER OF THE YEAR)?
Será vendedor da Liga PGL&Co. 2026 (PGL&Co. GOLFER OF THE YEAR) o jogador/a que após a realização da Fase Regular e dos Torneios Especiais tenha somado o maior número de pontos. Em caso de empate entre dois ou mais jogadores, serão considerados os seguintes critérios de desempate pela ordem abaixo apresentada:
A) Jogador com mais matches na Fase Regular;
B) Jogador com mais pontos acumulados na Fase Regular;
C) Jogador com mais pontos acumulados nos Torneios Especiais;
D) Jogador com melhores classificações acumuladas nos Torneios Especiais;
E) Jogador com melhor resultado em confronto direto;
F) Moeda ao ar!
REGRAS
1. GERAIS
A) Todos os matches da Fase Regular e os Torneios Especiais seguem as Regras Oficiais do R&A e as Regras Locais de cada Campo onde serão realizados;
B) Os jogadores devem jogar com espírito de cortesia e fair-play;
C) Qualquer dúvida sobre Regras deverá ser colocada à Comissão Organizadora, sendo esta apreciada e cuja decisão será a final e posteriormente comunicada;
D) Marcas de saída: Senhoras: vermelhas; Homens: amarelas.
E) Sendo a Liga uma competição social, os cartões de jogo só contarão para handicap nos Torneios Especiais (nos matches da Liga, sendo em sistema de match-play não podem ser considerados) e caso um determinado jogador pretenda considerar esse cartão de para o efeito.
2. HANDICAPS
A) Nos matches da Fase Regular serão sempre considerados os handicaps a 100% de cada jogador (não de jogo!) à data de cada match. O jogador com handicap mais alto recebe o número de abonos igual à diferença dos handicaps, ou seja:
- Exemplo 1: se o Jogador A tiver 17,2 HCP e o Jogador B tiver 24,8 HCP, o cálculo será 24,8–17,2=7,6. Arredondando, temos um total de 8. Assim, neste exemplo 1, o Jogador B receberia 1 abono entre os buracos de Stroke Index 1 até 8;
- Exemplo 2: se o Jogador A tiver 22,5 HCP e o Jogador B tiver 17,0 HCP, o cálculo será 22,5-17,0=5,5. Arredondando, temos um total de 5. Assim, neste exemplo 2, o Jogador A receberia 1 abono entre os buracos de Stroke Index 1 até 5;
- Exemplo 3 (para 9 buracos): se o Jogador A tiver 20,1 HCP e o Jogador B tiver 13,4 HCP, o cálculo será 20,1-13,4=6,7. Este valor de 6,7 divide-se por 2 por serem 9 buracos, dando assim 3,35. Por conseguinte e arredondando, temos um total de 3; Assim, neste exemplo 3, o Jogador A receberia 1 abono entre os buracos de Stroke Index 1 até 3.
- NOTA: de 0,1 a 0,5 arredonda-se para a unidade abaixo e de 0,6 a 0,9 arredonda-se para a unidade acima; -
B) Os Torneios Especiais serão objeto de regulamento e regras próprios e, por conseguinte, os respetivos handicaps de jogo.
3. ESPECÍFICAS (BREVE RESUMO DE COMO PROCEDER EM JOGOS POR MATCH-PLAY)
A Regra 20 prevê o que os jogadores devem fazer quando têm questões acerca das Regras durante uma volta convencional, incluindo perceber quais os procedimentos a seguir. Esta permite ao jogador proteger o direito de obter uma decisão mais tarde.
"Regra 20.1b – Questões de Regras em Jogo por Buracos (páginas 123 e 124 – Edição do Jogador das Regras de Golfe)"
(1) Decidindo Questões por Acordo
Durante uma volta convencional, os jogadores num jogo podem acordar como decidir uma questão de Regras:
- O resultado acordado é conclusivo mesmo se se verificar ter sido errado de acordo com as Regras, desde que os jogadores não tenham acordado deliberadamente ignorar qualquer Regra ou penalidade que eles sabiam aplicável (ver Regra 1.3b (1)).
- Mas se um árbitro é nomeado para o jogo, o árbitro tem de decidir sobre qualquer questão que chegue ao seu conhecimento a tempo e os jogadores têm de seguir essa decisão.
Na ausência de um árbitro, se os jogadores não estiverem de acordo ou tiverem dúvidas sobre como as Regras se aplicam, qualquer dos jogadores pode requerer uma decisão de acordo com a Regra 20.1b (2).
(2) Pedido de Decisão Feito Antes do Resultado do Jogo Ser Definitivo
Quando um jogador quer que um árbitro ou a Comissão Técnica decidam como aplicar as Regras ao seu próprio jogo ou ao jogo do adversário, o jogador pode fazer um pedido para uma decisão.
Se um árbitro ou a Comissão Técnica não está disponível num tempo razoável, o jogador pode fazer o pedido para uma decisão notificando o adversário de que uma decisão posterior irá ser solicitada quando um árbitro ou a Comissão Técnica ficar disponível.
Se um jogador fizer um pedido para uma decisão antes do resultado do jogo ser definitivo:
- Uma decisão será dada apenas se o pedido tiver sido efetuado atempadamente, o que depende de quando o jogador toma conhecimento dos factos que originam a questão de Regras:
- Quando Jogador Toma Conhecimento dos Factos Antes de Qualquer Jogador Iniciar o Último Buraco do Jogo. Quando o jogador se apercebe dos factos, o pedido de decisão tem de ser feito antes de qualquer jogador executar uma pancada para iniciar outro buraco.
- Quando Jogador Toma Conhecimento dos Factos Durante ou Após a Conclusão do Último Buraco do Jogo. O pedido de decisão tem de ser feito antes do resultado do jogo ser definitivo (ver Regra 3.2a (5)).
- Se o jogador não fizer o pedido neste tempo, uma decisão não será dada por um árbitro ou pela Comissão Técnica e o resultado do(s) buraco(s) em questão prevalecerá mesmo se as Regras tiverem sido aplicadas da forma errada.
Se o jogador pedir uma decisão sobre um buraco anterior, uma decisão será dada apenas se todos estes três casos se aplicarem:
- O adversário infringiu a Regra 3.2d (1) (executando um número errado de pancadas) ou Regra 3.2d (2) (não informando o jogador sobre uma penalidade),
- O pedido é baseado em factos que o jogador não se apercebeu antes de qualquer jogador executar uma pancada para iniciar o buraco a ser jogado ou, se entre buracos, o buraco acabado de terminar, e
- Depois de tomar conhecimento destes factos, o jogador faz um pedido para uma decisão atempadamente (como descrito acima).
(3) Pedido de Decisão Feito Depois do Resultado do Jogo Ser Definitivo
Quando um jogador faz um pedido para uma decisão depois do resultado do jogo ser definitivo:
- A Comissão Técnica irá dar uma decisão ao jogador apenas se ambos estes casos se aplicarem:
- O pedido é baseado em factos que o jogador não tinha conhecimento antes do resultado do jogo ser definitivo, e;
- O adversário infringiu a Regra 3.2d(1) (dando número errado de pancadas executadas) ou Regra 3.2d(2) (não informando o jogador sobre uma penalidade) e sabia da infração antes do resultado do jogo ser definitivo.
- Não há limite de tempo para dar tal decisão.
(4) Sem Direito a Jogar Duas Bolas
Um jogador que tem dúvidas acerca do procedimento correto num jogo não está autorizado a jogar o buraco com duas bolas. Este procedimento aplica-se apenas em jogo por pancadas (ver Regra 20.1c).
A Comissão Organizadora reserva-se o direito de:
- poder alterar o presente regulamento sempre que assim o entenda;
- desclassificar todo e qualquer participante que viole qualquer condição estabelecida no presente regulamento e respetivas regras;
- apreciar todos os casos omissos e decidir de forma definitiva.
